Header Ads

Rinoceronte Cacareco foi eleito na cidade de São Paulo



Nas eleições municipais de outubro de 1959 da cidade de São Paulo o eleitorado preferiu eleger um rinoceronte.

Quem é Cacareco?

Cacareco foi uma rinoceronte fêmea do Zoológico do Rio de Janeiro emprestada ao Zoológico de São Paulo, para a sua inauguração.

“Com o cartaz que está, Cacareco seria um forte candidato aos Campos Elíseos”. Foi com essa frase que Jânio Quadros.

O Rinoceronte foi um dos mais famosos casos de voto de protesto ou voto nulo em massa da história da política brasileira, uma vez que se tornou o "candidato" mais votado do pleito: o partido mais votado não chegou a 95.000 votos. Cacareco foi devolvido ao Zoológico do Rio de Janeiro no dia 1º de outubro de 1959, alguns dias antes da eleição e morreu no mês de dezembro de 1962, de nefrite aguda. Seus restos mortais foram levados de volta a São Paulo em 1984 e estão em exibição desde então no Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Cacareco ganhou até as páginas da revista Time, que citava um eleitor:

- É melhor eleger um rinoceronte do que um asno.

Após o resultado das eleições, Stanislaw Ponte Preta comentou no jornal Última Hora que "diversos membros da cúpula do PSP andaram rondando a jaula de Cacareco, para o colocarem no lugar de Adhemar de Barros".Já o então presidente Juscelino Kubitschek declarou: "Não sou intérprete de acontecimentos sociais e políticos. Aguardo as interpretações do próprio povo".

A ideia de lançar o animal como candidato teria sido do jornalista Itaboraí Martins, em protesto contra o baixo nível dos outros 450 concorrentes. O fato se tornou notório e serviu como referência para várias análises de percentuais no Brasil de voto nulo e dos chamados votos de protesto.

Em 1963 foi fundado no Canadá um partido político que homenageava e dizia ser descendente espiritual de Cacareco. O nome do partido era The Rhinoceros Party (em francês Parti Rhinocéros) e existiu até 1993.



acervo: Estadão
Jânio Quadros pediu pessoalmente emprestado o rinoceronte ao prefeito do Rio de Janeiro

Cacareco chega a São Paulo e é recebido por crianças em 15 de fevereiro de 1958

Cacareco no zoológico da Água Funda que foi inaugurado em 16 de março de 1958

As cédulas: mais de 100 000 votos


Além do sucesso eleitoral, o rinoceronte recebeu mais de 90 mil votos, foi sensação entre as crianças. Em 1959, virou brinquedo
Apesar da pressão para ficar em São Paulo, Cacareco voltou para o Rio, onde nasceu. Mas em 1984, sua carcaça foi doada
ao Museu de Anatomia Veterinária da USP,onde está exposta até hoje


Em 1988, a história se repetiu no Rio: 400 000 cariocas votaram no macaco Tião para a prefeitura.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.